TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Áreas de Proteção Ambiental de Cabedelo

O Município de Cabedelo tem duas áreas ambientais protegidas: o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha e a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo.

Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é um parque estadual, criado em 2000, localizado no município de Cabedelo, no estado da Paraíba, com uma área de 230 hectares que abriga significativa biodiversidade marinha associada a recifes de corais.


Formada por recifes de corais, constituindo-se nos únicos ecossistemas recifais do Atlântico sul, o Parque Marinho de Areia Vermelha é um local que abriga uma grande biodiversidade marinha. Está localizada no município de Cabedelo distando, aproximadamente 2Km da praia de Camboinha. O acesso é feito através de transporte náutico.
Vida marinha no Parque
A ilha de Areia Vermelha é um banco de areia de cerca de 2 kms de comprimento por 1 km de largura, situado no município de Cabedelo, Paraíba, em frente à Praia de Camboinha. Aparece sempre que a maré baixa, do mesmo modo que os corais de Picãozinho, localizados poucos quilómetros mais ao sul, em frente à praia de Tambaú, no município de João Pessoa. Areaia Vermelha é um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro. Nos corais que a cercam é necessário cuidado e prudência. Não é aconselhado andar sobre eles, para evitar acidentes, bem como a sua depredação.

Estima-se que as águas azuis e cristalinas do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha protejam ao menos nove espécies de corais, nove tipos de esponjas-do-mar, 41 de moluscos, 31 de crustáceos, 55 de peixes, entre outros grupos da fauna recifal. Espécies de peixes muito valorizadas comercialmente vivem nos recifes do PEMAV, como pargos, sirigados, garoupas e meros.

A criação do Parque tem os seguintes objetivos:
  1. Proteger e preservar integralmente os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas;
  2. Despertar nos visitantes consciência ecológica e conservacionista;
  3. Controlar e ordenar o turismo sustentável e as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental;
  4. Gerenciar e fiscalizar a área para utilização racional do espaço;
  5. Controlar e fiscalizar as atividades degradadoras;
  6. Garantir a integridade da paisagem.
As atividades proibidas no Parque são:
  1. Implantação de atividades que venham a causar danos, poluição e degradação do ecossistema;
  2. Lançamento de resíduos e detritos de qualquer natureza passíveis de provocar danos à área;
  3. Exercício de atividades de captura, pesca, extrativismo e degradação dos recifes;
  4. Uso de equipamentos náuticos não autorizados;
  5. As demais atividades danosas previstas na legislação ambiental.

Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo

A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, ou Mata do Amém, como é mais conhecida, é uma reserva de Mata Atlântica de restinga e Mangue que se localiza na área urbana da cidade de Cabedelo, Paraíba, dentro da Região Metropolitana de João Pessoa, entre os bairros de Renascer e Bessa.

Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, que na foto é a faixa de cobertura vegetal alongada defronte à Ilha da Restinga, que está à direita na foto.

Criada em 2004, é a primeira floresta nacional localizada em área urbana no Brasil. Tem pouco mais de 103 hectares e árvores que ultrapassam os 20 metros de altura. O antigo nome de "Mata Atlântica" foi alterado devido à mudança que recebeu, passando de reserva para floresta nacional. A área fica entre a mata atlântica e o mangue, sendo uma faixa de transição entre os dois ecossistemas.

A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo tem por objetivos:
  1. Promover o manejo de uso múltiplo dos recursos naturais;
  2. A manutenção de banco de germoplasma de espécies florestais nativas, inclusive as características de vegetação de restinga;
  3. A manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade;
  4. A recuperação de áreas degradadas;
  5. Promover a educação ambiental.  
Fontes:
Wikipedia
SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente. Estado da Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário