TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

Cidade João Pessoa

João Pessoa é o nome atual da capital do Estado da Paraíba, no Brasil.


No entanto, este nem sempre foi o seu nome. Ao longo dos séculos, desde a sua fundação em 1585 pelos conquistadores portugueses, já foi conhecida por outras denominações. Os motivos de tais mudanças foram vários, dependendo da potência ocupante, da religião, ou de acontecimentos políticos de grande carga emocional, como o que aconteceu em 1930.

Além dos nomes oficiais, a capital paraibana também é conhecida por outras designações de origem afetiva, ambiental ou econômica.

Seguindo uma ordem cronológica, foi esta a história do nome da capital do estado da Paraíba:

1585 (agosto) a 1585 (outubro)
Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, ou apenas Cidade de Nossa Senhora das Neves - Foi o primeiro nome. No ano da fundação do Estado e do Município, no dia 5 de agosto de 1585, a padroeiraNossa Senhora das Neves, foi a homenageada, dando o primeiro nome à povoação, que já nasceu cidade. Esta santa ainda hoje é a padroeira da cidade e do estado. O dia 5 de agosto é feriado municipal e estadual.

1585 (outubro) a 1634
Cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves - Em 29 de outubro de 1585 a cidade foi rebatizada, desta vez em homenagem ao rei da Espanha, D. Felipe II (D. Felipe I de Portugal). Portugal esteve sob domínio espanhol no período de 1580 a 1640.

1634 a 1654
Frederikstad (em português, Cidade de Frederico ou Frederica) - Em  26 de dezembro de 1634, por ocasião da sua conquista pelos holandeses, mais uma vez o seu nome mudou, agora para homenagear o rei Frederico da Holanda. Nesse período a província da Parahyba, teve o nome de Nova Holanda.

Mapa da cidade de João Pessoa em 1665
Autor holandês


1654 a 1930
Cidade da Parahyba - Em 1 de fevereiro de 1654, logo após a saída dos holandeses e o retorno do domínio português, a cidade tomou o nome original da capitania (Parahyba), que viria a ser também o nome da província e finalmente do estado.

1930 até hoje
João Pessoa - Finalmente recebeu o nome de João Pessoa em 04 de setembro de 1930. Foi uma homenagem prestada a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, o então Presidente do Estado da Paraíba, morto na revolução de 1930.

Mapa da cidade de João Pessoa em 2012
Imagem Google Earth


Bandeira do município de João Pessoa



Brasão da cidade de João Pessoa


João Pessoa também é conhecida por outros nomes:

Porta do Sol, Porta do Sol das Américas, Extremo Oriental
São alguns dos nomes pelos quais João Pessoa também é conhecida, devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, o lugar mais oriental das Américas. É neste ponto da capital paraibana que o sol nasce primeiro em todo o continente americano: 4h30m. Estas designações são amplamente exploradas do ponto de vista turístico.





Jampa ou JP
Os seus habitantes tratam-na carinhosamente por Jampa ou simplesmente JP.

Capital das Acácias e Cidade Jardim
As acácias são uma das árvores mais vistas na cidade de João Pessoa, o que também serve de argumento para ser chamada de capital das ditas árvores. Além das acácias, dezenas de outras espécies vegetais tornam a capital paraibana uma cidade muito arborizada. Existem árvores por todos os lados: ruas, avenidas, praças e quintais são inundadas de verde. Por esse motivo os seus habitantes também a chamam de Cidade Jardim.

Para reforçar essa denominação, em 1992, por ocasião da ECO-92, João Pessoa foi considerada a "segunda capital mais verde do mundo", com mais de 7 m² de floresta por habitante, perdendo somente para Paris, França. (Em 1992 João Pessoa tinha cerca de 500 mil habitantes, e em 2013 à volta de 750 mil).

ECO-92 foi uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra, realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro.


O nome da cidade de João Pessoa vai mudar?
Existe um movimento social denominado "Movimento Paraíba, Capital Parahyba" que pretende rebatizar a capital paraibana de Parahyba. Na vizinha cidade de Campina Grande o "Movimento Bandeira Viva" também tem o mesmo objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário