TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

domingo, 28 de agosto de 2016

Passeio a Lucena, no litoral norte da Paraíba

Município de Lucena - um lugar preservado.


Bandeira de Lucena
Ainda existem lugares preservados e pouco explorados no litoral do estado da Paraíba. Lucena oferece aos seus visitantes, entre outras coisas, praias desertas, rios de águas limpas, mangues, Mata Atlântica, fauna e flora diversificadas, e, paisagens muito bonitas.

Além dos atrativos naturais, também é possível acompanhar as atividades humanas como a pesca artesanal, a apanha do caranguejo no mangue e visitar o rico patrimônio histórico.

As paisagens naturais, principalmente ao norte do município, são muito bonitas e seduzem facilmente os visitantes. A vista de cima das falésias, da foto abaixo, ficam na foz dos rios Camaçari e Miriri.

Rio Camaçari e praia do Bonsucesso - Lucena - Paraíba
Fonte: Governo da Paraíba: https://www.youtube.com/watch?v=p1RsKpeZ8ok






















Resumo do passeio
Onde: município de Lucena, no litoral norte da Paraíba.
O que iremos encontrar: viagem de balsa, tranquilidade, lugares preservados e pouco explorados, mar de águas quentes, praias intermináveis, vistas panorâmicas, trilhas ecológicas, passeios de charrete, passeios de barco, piscinas de corais, patrimônio histórico, artesanato, culinária, fauna e flora diversificadas, rios de águas límpidas, pesca artesanal, imensos coqueirais, ar puro, etc.
Distância de João Pessoa: de 33,9 km a 54,7 km, dependendo do percurso.
Tempo de viagem: de 1h 12 min a 48 min, respectivamente, conforme o percurso.
Duração do passeio: um dia, das 07:00  horas às 16:00 horas, mas o ideal seriam dois ou três dias.
Onde comer: em um dos restaurantes na praia ou na cidade.
Onde dormir: em uma das várias pousadas e hotéis existentes.


Localização
O município de Lucena, que também dá o nome à cidade, fica localizado no litoral norte do estado da Paraíba, a cerca de 39 km ao norte de João Pessoa, a capital do estado. Faz faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa. Ver mapa abaixo.


Lucena - um pouco de história
Os exploradores portugueses iniciaram a conquista destas terras aos índios potiguares, os quais ofereceram forte resistência, a partir de 1596, quando o governador da capitania doou terras aos frades beneditinos.


A povoação foi elevada à categoria de município em 22 de dezembro de 1961. Lucena deve o seu nome a um antigo morador que transportava passageiros entre as duas margens do estuário do rio Paraíba.

Tem uma população de cerca de 12.800 habitantes, que se distribuem pelos seus 88,549 km² de área. No carnaval a população quase triplica com a vinda de foliões das cidades vizinhas.


Economia
A população do município vive principalmente dos serviços, indústria, comércio, agropecuária, turismo e pesca artesanal.

A produção de cocos é uma das mais importantes do Brasil, e do mundo, com os seus coqueirais a perder de vista. Esta floresta tem mais de 320 mil coqueiros, todos numerados. Uma fábrica produz no município vários produtos derivados do coco, tais como, água de coco, leite de coco e coco ralado.

Coqueiral em Lucena, um dos maiores do Brasil
Fonte: Não foi possível identificar o autor
A pesca artesanal tem um papel sócio-econômico muito importante, pois envolve parte da população costeira que tira do mar o seu sustento e dinheiro com o resultado da venda do pescado.

Lucena tem pouca infraestrutura hoteleira, mas nem por isso deixa de receber turistas.

Os habitantes da vizinha João Pessoa são visitantes assíduos, pois aproveitam os fins de semana para viajarem para Lucena, e onde muitos deles têm casa de praia.


Como chegar
Há duas possibilidade para ir de João Pessoa a Lucena: por estrada ou por via fluvial.
1- Por estrada: apanha-se a BR-101, no sentido norte (para Natal); no quilometro 8xxx vira-se à direita e pega-se a estrada estadual PB-025. Seguindo sempre em frente, por cerca de 28 km, chega-se à cidade de Lucena.

2- Por via fluvial: apanha-se a estrada federal BR-230, no sentido norte, como se fosse para a cidade de Cabedelo. Em Cabedelo, cidade vizinha de Lucena, apanha-se a balsa (ou ferry boat) que transporta pessoas e veículos. A balsa faz a travessia do rio Paraíba para o município de Lucena em 30 minutos. Chegando à outra margem, segue-se sempre em frente por cerca de 9,5 km até chegar à cidade de Lucena.

Mapa dos trajetos entre João Pessoa e a cidade de Lucena

O início do passeio
A travessia de balsa, que sai de Cabedelo e chega a Costinha, uma das sete praias do município de Lucena, já faz parte do pacote de emoções que estão por vir. Apesar do trajeto fluvial ser mais demorado, (se bem que mais curto), a paisagem e as sensações experimentadas incluem-se no prazer do passeio. É uma oportunidade para tirar fotos das margens costeiras e da foz do rio Paraíba.

Durante a viagem de balsa podemos ver o barcônibus, um meio de transporte muito utilizado pela população para fazer o percurso entre as duas margens. O barcônibus é uma carcaça de um ônibus adaptada a um barco. Uma rara inspiração, talvez única em todo o mundo.

Deixando a balsa para trás, segue-se pela estrada que leva até à cidade de Lucena, a sede do município. Durante o percurso podemos apreciar os coqueirais que ladeiam a estrada de calçada. Do lado direito da estrada fica o mar, que nos acompanhará sempre até quase aos limites do município.

Balsa que faz a travessia do rio Paraíba          |   Barconibus que transporta apenas passageiros
Ambas as embarcações fazem a travessia do rio, de Cabedelo para Lucena




As praias
As praias tropicais do município têm no seu total 15 km de areal branco e ladeado de coqueiros. Todas as sete praias de Lucena são planas e sem obstáculos. Sã elas, no sentido sul/norte: Costinha, Fagundes, Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso. As águas são boas para banhos e a sua temperatura durante todo o ano oscila entre os 23 Cº e os 28 Cº.

No entanto, a praia vai muito além das fronteiras terrestres do município, que termina na foz dos rios Camaçari e Miriri, e continua por mais 20 km, até chegar à Barra de Mamanguape.

Praia de Lucena - Paraíba

Os pescadores artesanais
A pesca artesanal ainda é exercida pela população de Lucena. Diariamente os pescadores partem para a pesca nas suas pequenas jangadas, preparam as redes de pesca e fazem o arrasto das redes todos os dias mal o sol nasce no horizonte.

Retirada das redes de pesca do mar ao nascer do sol - 06:30 horas
clique na foto para ampliar

 Pescadores remendando as redes de pesca
clique na foto para ampliar

Jangada e rede de pesca
clique na foto para ampliar

Foz dos rios Camaçari e Miriri e o seu encontro com o mar
Um dos lugares mais bonitos do município é o ponto onde se encontram o rio Camaçari, o rio Miriri e o oceano Atlântico.

Foz do rio Camaçari
clique na foto para ampliar

O rio Miriri é o limite norte do município que faz a divisa com o município de Rio Tinto. A foz do rio tem águas pouco profundas, o que permite atravessá-lo facilmente e continuar pela praia deserta por mais alguns quilômetros até à povoação de Campina, já no município de Rio Tinto.

Rio Miriri - próximo da foz
clique na foto para ampliar

O patrimônio histórico

Há dois monumentos que são referências no município de Lucena. A Igreja da Nossa Senhora da Guia e a Igreja do Bonsucesso.


A Igreja da Nossa Senhora da Guia fica localizada a 9 km da cidade, no cume de um monte. Foi construída em pelos frades Carmelitas em 1591. Pela sua localização estratégica, tem uma visão completa sobre a foz do rio Paraíba, o que era uma vantagem muito importante contra possíveis invasores. O seu estilo arquitetônico, barroco tropical, é caracterizado pelas formas de frutos tropicais esculpidas na pedra.

Igreja de Nossa Senhora da Guia

A "Festa da Guia", realizada todos os anos no dia 8 de dezembro, é um evento religioso e profano, em que toda a comunidade participa. Em "Os Romeiros da Guia", um filme realizado em 1962 pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo, é possível constatar claramente como o religioso e o profano se integram.

Clique na imagem e assista ao filme "Os Romeiros da Guia"
Fonte: Instituto Nacional de Cinema Educativo


A Igreja do Bonsucesso, outra atração do patrimônio do município, foi construída em 1789 pela Ordem dos Carmelitas, no estilo barroco tropical. Apesar de abandonada, a igreja, ainda é um lugar de peregrinação para a população local.

Fica localizada em frente à praia do Bonsucesso, e próxima dos rios Camaçari e Miriri. O acesso é feito por uma trilha de Mata Atlântica. O que mais chama a atenção, é uma parte das ruínas da igreja serem suportadas por uma gigantesca gameleira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário