TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

As Tartarugas de Intermares

A praia de Intermares é um importante local no cenário da preservação ambiental. Área de desova da tartaruga de pente e onde desenvolve-se o Projeto Tartarugas Urbanas.

O Projeto Tartarugas Urbanas tem como objetivo a proteção de áreas de alimentação e reprodução de tartarugas marinhas (animais ameaçados de extinção) em praias urbanizadas da Grande João Pessoa. Desde sua criação em 2002, os seguintes resultados já foram obtidos até o presente momento:

a- Cerca de 700 ninhos protegidos de quatro espécies de tartarugas marinhas, tendo a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) como a principal,

b- Mais de 76 mil filhotes protegidos e liberados no mar;

c- Rede de resgate de tartarugas doentes, com tratamento e liberação de  animais;

d- Mais de 800 palestras para escolas, faculdades e público em geral, com foco direto sobre as tartarugas marinhas seu ambiente e qualidade de vida de seres humanos;

e- Participação em eventos relacionados ao meio ambiente, como organizador, palestrante e expositor;

f- Participação em congressos, simpósios, mesas redondas, mini-cursos de âmbito regional, nacional e internacional;

g- Patrocínio da ENERGISA, com ajuda de custo e de materiais para a execução do projeto;

h- Orientação de 30 estágios voluntários de estudantes de graduação e mestrado do Brasil, França, Alemanha e Portugal;

i- Sete Monografias de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Arquitetura, da UFPB;

j- Oito publicações científicas em revistas especializadas internacionais;

k- Três editoriais para revistas nacionais;

l- Mais de 60 entrevistas para jornais, televisão e rádios  de abrangência local e nacional, destacando o quadro Novos Olhares apresentado no Fantástico e a reportagem no Programa Geraldo Brasil, da Rede Record.

m- Lojinha das tartarugas para a venda de camisetas e souvenires,

n- Início da marcação com anilhas das fêmeas que desovam nas nossas praias, como parte do Projeto de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPB.

O trabalho de monitoramento de 7 km de praias e acompanhamento dos ninhos, filhotes e animais doentes é árduo. É preciso longas caminhadas todos os dias, por vários meses do ano,  independente das condições climáticas, carregando equipamentos e materiais para proteção dos ninhos, necropsias e/ou nascimentos de filhotes. Dentro de seu quadro técnico a ONG conta com profissionais capacitados e habilitados.

Escolas e estudantes procuram a ONG, solicitando orientação na execução de atividades relacionadas à conservação e conhecimento do meio ambiente como feiras de ciência e mesas redondas. Estudantes de diversas áreas de graduação desenvolvem projetos vinculados às atividades da ONG e atualmente há dois projetos de mestrado da UFPB em execução junto à ONG, um relacionado à área de reprodução e outro relacionado com a área de alimentação de tartarugas marinhas.  Guias de turismo incluíram em seu roteiro as atividades da ONG, levando muitos turistas por dia, para conhecerem a instituição e seus projetos onde recebem palestras de educação ambiental totalmente gratuito.

Uma linha de telefonia móvel (SOS TARTARUGAS) foi disponibilizada, para a qual as pessoas, Polícia Militar, Polícia Florestal e órgãos ambientais municipais, estaduais e federais ligam para pedirem informações, fazerem denúncias, solicitar ajuda, e assistirem aos nascimentos dos filhotes,  repassam informações de ocorrências de desova ou morte de tartarugas. Em média 10 chamadas são atendidas por dia.

De fato, o maior sucesso das atividades da ONG é a mudança provocada no entorno, nas comunidades diretamente envolvidas. Muitas destas mudanças são sutis, pontuais, que vão da preocupação com relação à praia e sua fauna e flora, quanto por um profundo respeito e carinho para com as tartarugas, quanto de questões mais globais como a destinação do lixo às alterações climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário