TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

A Paraíba

Dados gerais sobre o estado da Paraíba.


                 Bandeira                                 Brasão de Armas

A Paraíba é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada a leste da Região Nordeste e tem como limites o estado do Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste. Ocupa uma área de 56.439 km² (pouco mais que metade de Portugal).

A capital do estado é a cidade de João Pessoa. Outras cidades importantes são Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Cabedelo, Cajazeiras, Guarabira, Sapé e Pombal.

A Paraíba é berço de vários notáveis poetas e escritores brasileiros como Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rêgo, Pedro Américo (este mais conhecido por suas pinturas de cenas da História nacional), Assis Chateaubriand (mais conhecido por ter fundado os Diários Associados, a TV Tupi e o MASP) entre muitos outros. O estado também deu origem a um dos economistas mais influentes da história latinoamericana: Celso Furtado.

Farol Cabo Branco, na Ponta do Seixas,
 assinala o extremo leste do Brasil
Na Paraíba encontra-se o "ponto mais oriental das Américas", conhecido como a Ponta do Seixas, em João Pessoa. Devido à sua localização geográfica privilegiada (extremo oriental das Américas), a cidade de João Pessoa é conhecida turisticamente como "a cidade onde o sol nasce primeiro".

Além disso, a Paraíba é palco de uma das maiores festas populares do Brasil, "O Maior São João do Mundo", na cidade de Campina Grande.

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, é o principal aeroporto do estado da Paraíba. Fica localizado no município de Bayeux, a cerca de 14 km da capital João Pessoa. O segundo aeroporto do estado, Aeroporto Presidente João Suassuna,  fica localizado na cidade de Campina Grande, a 120 km de João Pessoa.


Informações gerais

Capital: João Pessoa

Independência: do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
 - Declarada: 7 de setembro de 1822
 - Reconhecida: 29 de agosto de 1825
 - Descoberta pelos europeus: 22 de abril de 1500
 - Início da colonização: 1530
 - Proclamação da Independência: 7 de setembro de 1822
 - Proclamação da República: 15 de novembro de 1889
Área: 56 439,838 km²  (21º do Brasil)
População: 3 815 171 habitantes (2012)
Clima: Tropical e semiárido
Código ISO: BR-PB
Código Tel.: 83


Fontes:

pt.wikipedia.org/wiki/Paraiba
www.viagemdeferias.com/mapa/paraiba/

Um comentário:

  1. olá... alguém 'aí' que possa me tirar umas dúvidas sobre a cidade? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir