TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Os melhores lugares para visitar em João Pessoa, e, na Paraíba

Conheça e surpreenda-se com os lugares maravilhosos que João Pessoa e a Paraíba têm, e que contribuem para uma boa qualidade de vida.

Siga este blog no INSTAGRAM  clicando aqui e troque ideias com outros visitantes deste blog.

Depois de fazer alguns passeios pela cidade de João Pessoa, e, um pouco por toda a Paraíba, fiz um um resumo das publicações que escrevi sobre esses lugares.


O motivos porque cada um desses lugares merece uma visita são diversos, ou, por todos os motivos simultâneamente. O lugar pode ser interessante apenas para tirar algumas fotos, conhecer o estilo de vida das populações locais, sentir o frio, visitar o património histórico, fazer trilhas em parques naturais, entre outros.


Para ver a descrição completa dos passeios, incluindo muitas fotografias e mapas, é só clicar no link no final de cada resumo para entrar na página correspondente.



Areia, uma cidade tropical de clima frio

Quem gosta de história, clima frio, natureza, e... cachaça, pode encontrar tudo isso na cidade de Areia, uma Cidade Histórica, que faz parte do patrimônio histórico do Brasil. Teve a sua origem no século XVII mas só se tornou cidade em 18 de maio de 1846. Fica localizada na microrregião do Brejo Paraibano, no topo de uma serra de 623 m de altitude. A distância entre a cidade de Areia e João Pessoa, a capital do estado da Paraíba, é de cerca de 125 km.
Para ler a publicação completa sobre Areia, clique AQUI.



Bananeiras, cidade de montanha do estado da Paraíba
O clima de montanha, a natureza exuberante, as bonitas paisagens naturais, a arquitetura, o casario colorido e a feira de rua, são alguns dos atrativos que se podem encontrar na tranquila e bonita cidade de Bananeiras.

Bananeiras fica localizada na Serra da Borborema a 526 metros de altitude, na região do Brejo paraibano. O seu clima é úmido. A temperatura média no verão (setembro a abril) é de 28°C, e, de 10 °C no inverno (de maio a agosto).



Barra do Rio Mamanguape

A Barra do Rio Mamanguape é uma Área de Proteção Ambiental localizada no litoral norte do estado da Paraíba. Fica a cerca de 80 km de João Pessoa, dos quais os últimos 30 são em estrada de barro pelo meio de intermináveis plantações de cana-de-açúcar.

Depois de sair de João Pessoa, indo pela BR101, no sentido norte como quem vai para Natal (capital do Rio Grande do Norte), 50 km após o início da viagem, virar à direita e seguir sempre em frente durante 35 km. Existe uma grande placa a indicar.

Para ler a publicação completa sobre Barra do Rio Mamanguape, clique AQUI.



Lucena - um lugar preservado

Ainda existem lugares preservados e pouco explorados no litoral do estado da Paraíba. Lucena oferece aos seus visitantes, entre outras coisas, praias desertas, rios de águas limpas, mangues, Mata Atlântica, fauna e flora diversificadas, e, paisagens muito bonitas.

Além dos atrativos naturais, também é possível acompanhar as atividades humanas como a pesca artesanal, a apanha do caranguejo no mangue e visitar o rico patrimônio histórico.

Para ler a publicação completa sobre Lucena, clique AQUI.



Parque da Lagoa Sólon de Lucena

É um dos espaços mais bonitos, e, um dos maiores símbolos da cidade, capital do estado brasileiro da Paraíba, características que fazem dele um reconhecido cartão postal. O parque é uma das três maiores áreas verdes da zona central da cidade, juntamente com o Parque Arruda Câmara e a Praça da Independência, que ficam a pouca distância.

É também uma das referências históricas, urbanísticas e culturais de João Pessoa, motivo pelo qual desde 1980 é um património da cidade protegido por lei.

Para ler a publicação completa sobre o Parque da Lagoa Sólon de Lucena, clique AQUI.



Parque Natural Pedra da Boca
Parque Ecológico da Pedra da Boca/PB, fica situado no estado brasileiro da Paraíba, no município de Araruna, a cerca de 140 km de João Pessoa, capital daquele estado; e fica a 120 km de Natal, capital do estado de Rio Grande do Norte, fazendo divisa com este. O parque tem forte vocação para o turismo esportivo, de aventura e ecológico.



Parque Natural Pico do Jabre
O Pico do Jabre, com os seus 1.197 metros de altitude, é o ponto mais alto do estado brasileiro da Paraíba. É um parque estadual criado em 2002 e faz parte de uma cadeia de montanhas denominada Serra do Teixeira, Fica localizado no município de Teixeira.

Em pleno sertão, a região onde fica localizado o Pico do Jabre é caracterizada por ser rica em flora e fauna e com bastantes endemismos (espécies animais e vegetais que só se encontram aqui e em mais nenhuma outra parte do mundo).

O clima é semi-árido, com poucas chuvas, daí o nome sertão, que teve a sua origem na palavra desertão, atribuída pelo primeiros colonizadores ao sentirem a diferença climática quando se afastavam do litoral.

Para ler a publicação completa sobre o Parque Natural Pico do Jabre, clique AQUI.



Pilar
Pilar é um município do estado da Paraíba (Brasil). Localizado na microrregião de Sapé, já foi habitado pelos índios Cariris e Coremas. É a terra natal do escritor José Lins do Rêgo e da cantadora de Cocos e Cirandas Odete de Pilar.

Fica a 55 km da capital João Pessoa.

Para ler a publicação completa sobre Pilar, clique AQUI.



São Miguel de Taipu
A cidade de São Miguel de Taipu foi fundada em 22 de dezembro de 1961. Fica localizada a 55 km da capital João Pessoa, na Região da Mata do estado da Paraíba. Ainda pouco visitada pelo turismo, é uma cidade bonita e tranquila. É banha pelo rio Paraíba, o maior rio do estado.

Por ser uma região essencialmente agrícola, por toda a volta se podem ver plantações de abacaxi, cana-de-açúcar e gado nas pastagens. Nas zonas limítrofes da cidade podemos encontrar várias casas de taipa.

Para ler a publicação completa sobre São Miguel de Taipu, clique AQUI.



Tabatinga

A praia de Tabatinga fica no litoral sul do estado da Paraíba, a cerca de 35 km da cidade de João Pessoa. Saindo de João Pessoa, toma-se a BR 101, no sentido de Recife. Entra-se na estrada que dá acesso à cidade do Conde, e anda-se 22 km no sentido da praia. Tabatinga é a terceira praia a contar no sentido norte/sul, por esta ordem: praia de Jacumã, Carapibus e Tabatinga.
Para ler a publicação completa sobre Tabatinga, clique AQUI.







Nenhum comentário:

Postar um comentário