TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

sábado, 12 de julho de 2014

Salão de Artesanato da Paraíba: Mostra de arte e cultura de um povo

A identidade cultural da Paraíba revela-se através de uma arte humana milenar: o artesanato

Quadro em couro representando
o dia a dia no campo
Artesão: Avelino - Campina Grande
O Salão de Artesanato da Paraíba é um evento temporário que se realiza em janeiro na cidade de João Pessoa, a capital do estado da Paraíba, e em junho em Campina Grande, a segunda maior cidade do estado, a 130 km da capital, no interior do estado.

Em junho de 2014 aconteceu a vigésima edição, e o tema foi "Da terra, a nossa arte", dedicada à tipologia barro. Por esse motivo os trabalhos em barro estavam em destaque.

O Salão de Artesanato faz parte duma estratégia oficial do estado para promover e comercializar o legítimo artesanato da região, acabando por melhorar a vida dos artesãos, ao mesmo tempo que dá a conhecer o rico artesanato paraibano..

Todos os anos são dezenas de milhar de visitantes, incluindo muitos turistas nacionais e estrangeiros, que aproveitam para comprar bonitas peças de artesanato, ao mesmo tempo que ficam a conhecer a cultura local.

Nesta edição de junho de 2014, vi trabalhos expostos de quase 500 artesãos, incluindo a arte indígena e quilombola (1) (2)o que mostra a abrangência do evento.

(1) Quilombola: Designação dos escravos refugiados em quilombos. Atualmente são os descendentes desses escravos originais.  (2) Quilombo: Comunidade rural formada por escravos fugidos dos engenhos de cana de açúcar no tempo da escravatura, e que viviam da agricultura de subsistência e conforme as tradições trazidas de África. Curiosidade: O quilombo do Livramento, a 460 km de João Pessoa, é o mais antigo da Paraíba, cuja fundação, por escravos fugidos do litoral do estado vizinho de Pernambuco, remonta aos finais do século XVII.

Salão de Artesanato da Paraíba. Trabalhos em barro
Área de exposição do Salão de Artesanato (esquerda)                     Trabalho em barro alusivo
 ao tema dos santos populares     
Porque vale a pena visitar o Salão?
Bom, eu sou suspeito para dar uma opinião, porque resido em João Pessoa e um das coisas que mais me fascinou na Paraíba foi a variedade do artesanato, aliás, todo o Brasil tem um artesanato muito rico e diverso. De qualquer forma aconselho a visita, porque além do artesanato também podemos apreciar a gastronomia e as danças populares.

Ao escrever estas linhas tive que pesquisar sobre a história de cada um dos tipos de artesanato, e então percebi o que significa cada um dos tipos e como eles foram importantes para a vida das pessoas ao longo de séculos, como é o caso da história da pecuária e do aproveitamento do couro.


A importância econômica e cultural

Ao concentrar em um só lugar tantos trabalhos de tantos artesãos da Paraíba, o evento atrai milhares de visitantes que acabam por comprar alguma recordação, o que melhora, consequentemente, a vida dos artesãos e comunidades que se dedicam a esta atividade.

O Salão de Artesanato revela toda a riqueza cultural da Paraíba, que se expressa no artesanato, na gastronomia, no vestuário e nos mais diversos utensílios. A exposição dos trabalhos realizados pelos artesãos/artistas do estado da Paraíba, através deste evento, é também uma forma de preservar a cultura tradicional, a valorizar as pessoas que vivem desta atividade e ajudar a fixá-las nas suas terras de origem.

Ao visitar a exposição podemos conviver com a verdadeira identidade e autenticidade da cultura paraibana, revelada através da arte popular.


Os tipos de artesanato exposto

A exposição mostra artesanato feito dos mais diversos materiais: fios, madeira, algodão colorido, cabaças, fibras, barro, cerâmica, couro, tecelagem, pedra, metal, osso, palha, cipó. Também mostra artesanato indígena, cordel, xilogravuras e gastronomia.

Com estes materiais faz-se: objetos decorativos, vestuário, calçado, brinquedos, quadros de couro, carteiras, chapéus, mobiliário, cerâmica, brincos, colares, flores e muito mais.

Os artesãos e os seus trabalhos expostos são uma seleção, ou seja, não está no Salão de Artesanato da Paraíba quem quer, mas quem realmente tem trabalhos de qualidade, o que ainda valoriza mais o evento. Com critérios tão rigorosos o visitante tem a certeza de ver o melhor e mais representativo artesanato da Paraíba. Veja algums exemplos de trabalhos que fotografei durante a minha visita:

Bonecas de pano e Escamas de peixe
As bonecas de pano são feitas no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, enquanto as bonitas flores feitas com escamas de peixe foram feitas por artesãs da cidade de Pitimbu, no litoral sul da Paraíba.

Bonecas de pano e flores de escamas de peixe Paraiba

Bonecas de pano (foto da esquerda)        -        Flores feitas com escamas de peixe, (foto da direita), são dos trabalhos que mais me impressionaram pela sua beleza, delicadeza e perfeição. Artesã: Lia Artescama - Pitimbu.

Brinquedos e outros Trabalhos em madeira
Os brinquedos fazem parte do desenvolvimento do ser humano, principalmente na fase infantil. Todas as crianças têm um brinquedo, se não for feito por adultos, ela mesma fará um de qualquer objeto que esteja ao seu alcance. Os brinquedos tradicionais, os que são feitos de materiais naturais, como a madeira, têm um forte atração sobre as crianças e adultos de agora, pois são mais raros que os feitos que os de plástico. Os artesãos paraibanos produzem diversos tipos de brinquedos que encantam todos nós.

Os trabalhos de madeira trabalhada por canivetes ou facas são muito interessantes. Eles retratam as casas tradicionais do ambiente rural.

Brinquedos tradicionais Paraíba
     Brinquedos tradicionais feitos de madeira                    As casas coloridas reproduzem a realidade

Cordel
A literatura de cordel tem esse nome porque eram expostos ao povo amarrados em cordões estendidos em lojas e mercados e também nas ruas. É uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em ilustrados pela técnica de xilogravura. Foi trazida para o Brasil no século XVII pelos portugueses.

Literatura de Cordel Paraiba
Cordel - Chama-se de cordel porque é vendido pendurado num cordel, como mostra a foto

Algodão colorido
É um produto paraibano, tendo sido melhorado a partir de 1989 na região de Patos, no sertão da Paraíba. A sua cor é natural, e como não são usados corantes ou quaisquer produtos artificiais na sua produção, as roupas podem ser usadas por pessoas com alergias. O verde, o bege, marrom e vermelho são as cores que se podem encontrar em vestidos, bolsas, camisas, calçado, colares, etc.

Vestuário de algodão colorido Paraíba
O algodão colorido é um 
produto desenvolvido e produzido no
 estado da Paraíba

Osso
Depois de higienizado, recortado e polido, o osso pode ser pintado ou não. É um trabalho manual que requer muita habilidade e talento e, como resultado, saem das mãos destes artesãos/artistas as mais diversas peças de lindas bijuterias, entre outras.

Bijuteria feita de osso Paraíba
Anéis de osso pintados

Couro
O couro faz parte da cultura da Paraíba desde que surgiu a pecuária na região no período colonial e se tornou uma das atividades econômicas mais importantes no Cariri (1) e no Sertão (2) nordestinos. A figura do vaqueiro tornou-se dominante na paisagem, e, do couro do boi faziam-se tiras para amarrar a taipa das paredes das casas, móveis, vestuário, chapéus, etc. Uma curiosidade é a utilização de vestuário completo pelos vaqueiros de bota, calça, casaco e chapéu como forma de proteger o corpo dos espinhos da vegetação predominante no nordeste do Brasil, onde a Paraíba se inclui.

No artesanato em couro misturam-se as técnicas antigas e modernas na forma de trabalhar essa matéria prima. Fazem-se candeeiros, quadros, carteiras, bolsas, etc.

(1) Cariri é a denominação dada às terras onde viviam os índios kariris, no Ceará e na Paraíba, próximo à chapada do Araripe. (2) Sertão, teve a sua origem na palavra desertão, atribuída pelos primeiros colonizadores ao sentirem a diferença climática quando se afastavam do litoral.

Candeeiros e carteiras em couro artesanato da Paraiba
Candeeiros e carteiras em couro
Artesão: Avelino - Campina Grande

Crochê
A arte do crochê na Paraíba já tem mais de 150 anos e é passada de pais para filhos. Colchas, almofadas e passadeiras são feitas pelas mãos talentosas dos artesãos por todo o estado, mas a atividade concentra-se principalmente nas cidades de Areial, Pocinhos, Picuí e Alhandra.

Bordado Paraíba
Crochê
Artesã: Maria Batista - Alhandra

Cerâmica
A cerâmica é outra atividade tipica da Paraíba que toma várias formas e aspectos, ultrapassando a simples funcionalidade, para serem objetos de decoração. Os vasos feitos de barro e revestidos de mosaico de várias cores quebrado e colado nos artefatos pela artesã Marilu Dornelas, da cidade de Pitimbu, são um bom exemplo.
Cerâmica revestida de mosaico Paraíba
Cerâmica feita em mosaico, uma arte tipica da região
Artesã: Marilu Dornelas - Pitimbu

Gastronomia
No Salão de Artesanato da Paraíba também podemos provar e comprar diversas iguarias tradicionais como, mel de engenho, doces tradicionais, rapadura, licores, temperos à base de pimentões, cachaça com sabor a banana, abacaxi e outros, castanha de caju natural ou coberta de açúcar, diversos tipos de bolos, etc. A lista é bem maior. Na foto abaixo podemos ver diversos tipos de compota feitos artesanalmente.

Doces tradicionais da Paraíba
Os doces regionais

Mas se visitar o Salão de Artesanato vai encontrar muito mais atrativos sobre as tradições paraibanas: na praça de alimentação pode provar as comidas tipicas da região como, carne de sol, pamonha, macaxeira, e ainda assistir à atuação de grupos de dança tradicional.

Texto e fotos: LJCC

Um comentário:

  1. Muito bom esse texto sobre o nosso Mercado de Artesanato! É disso que os turistas precisam, divulgação de nossa capital para que possam aumentar e movimentar mais ainda a rota turística para João Pessoa! O Salão de Artesanato tem um verdadeiro arsenal de cada pedacinho do nosso estado, e vale muito a pena conhecer!
    Estou desenvolvendo um blog de entretenimento que também visa a exposição da nossa terra para o mundo. Dêem uma olhada lá: http://boladdepelo.blogspot.com.br/
    Abraços!

    ResponderExcluir