TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Praias de Cabedelo

Cabedelo tem das praias mais bonitas da Região Metropolitana de João Pessoa.

Intermares (ou Mar do Macaco):
A primeira praia no sentido sul-norte na divisa com a capital João Pessoa. Também conhecida como Mar do Macaco, é uma praia de mar aberto com fortes ondas e uma das principais para a prática de surf no litoral norte do estado da Paraíba, e onde são realizadas várias etapas de campeonatos de surf.

Cenário de preservação ambiental, a área é de desova da tartaruga de pente e onde se desenvolve o Projeto Tartarugas Urbanas. A associação ambiental Guajirú é a responsável por esse projeto.

Praia de Intermares
Tartaruga de cimento em Intermares
 

Ponta de Campina
Vizinha da Praia de Intermares, onde se encontram as ruínas do Convento de Almagre e de onde foi observada pela primeira vez a Ilha de Areia Vermelha.

A Praia de Ponta de Campina tem condições excelentes para a prática de kitesurf e windsurf.

Praia de Ponta de Campina
 
Poço
Conta com boa estrutura turística para passeios e lazer, barcos e jangadas que levam à Areia Vermelha, banana-boats e jet-skis, bares e restaurantes especializados em frutos do mar. Possui a capela de N.S. da Nazaré, construída em fins do século XVI.
 
Jangadas na Praia do Poço


Camboinha
A praia de Camboinha se divide em I, II e III, é uma das praias mais procuradas do município de Cabedelo, muitas pessoas possuem casa de veraneio no local.

Localiza-se bem no centro-leste do município de Cabedelo, logo ao norte da Praia do Poço, seu acesso é feito através da Estrada de Cabedelo.

Praia de Camboinha

Areia Vermelha
É um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura. Fica em frente à praia de Cambionha e aparece sempre que a maré baixa. É um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro. Faz parte do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.

Formosa
Praia urbana ornamentada por coqueirais, areia branca e residências antigas que fazem parte da história de Cabedelo.

Jangada saindo para pescar
 
Areia Dourada
Areia Dourada é uma praia urbana, mas conta com grande área verde nos seus arredores, como a Mata do Estado, onde é possível encontrar animais silvestres como o sagüi. Coqueiros e areia cor de tijolo e não dourada, como sugere o nome complementam o visual do lugar.

Praia de Areia Dourada
 

Ponta de Matos
Assim conhecida por causa de um antigo morador, João de Mattos Cardoso, que foi durante 30 anos guardião da Fortaleza de Santa Catarina. O monumento de Nossa Senhora da Conceição (Iemanjá), o Farol da Pedra Seca, a capela de Santo Antonio e a Colónia de Pescadores integram sua paisagem.

Ponta de Matos

Miramar
Ponto estratégico para apreciação no final da tarde das jangadas ancoradas, quando os pescadores retornam das suas pescarias. Local utilizado pela Prefeitura Municipal para grandes eventos.

Praia de Miramar

Santa Catarina
Nesta praia localiza-se a principal construção histórica de Cabedelo, a Fortaleza de Santa Catarina. Nela há o encontro do Rio Paraíba com o Oceano Atlântico, conhecido como a "Pororoca da Paraíba". Também neste local fica localizado o quebra-mar, conhecido como praia do Dique.

Praia de Santa Catarina
 
Praia fluvial do Jacaré
A Praia Fluvial do Jacaré ou Praia do Jacaré é uma área turística que faz parte do corredor turístico de Cabedelo / João Pessoa. Nessa área estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato, casas de pescadores, etc.

Bares na Praia do Jacaré

Os turistas que conhecem a praia de Jacaré costumam ficar encantados com as belezas naturais oferecidas pela rica fauna e flora ali encontradas, mas sem dúvida, o espetáculo mais bonito é proporcionado pelo Sol, que se põe de mansinho, enquanto é saudado pelo Bolero de Ravel, que é executado diariamente por Jurandy do Sax nos bares instalados às margens do Rio Paraíba. A praia também é um local de pescaria e de esportes como o remo. Algumas pessoas vão à praia velejar.

Pôr-do-sol na Praia do Jacaré
 
Fontes:
Wikipedia
Prefeitura de Cabedelo / setur.cabedelo.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário