TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Muriçocas do Miramar

Uma das das maiores festas populares de João Pessoa é o Muriçocas do Miramar. É um bloco carnavalesco da cidade capital do estado da Paraíba, no nordeste do Brasil. É tido como o segundo maior bloco de arrasto do Brasil (atrás do Galo da Madrugada, do Recife, no vizinho estado de Pernambuco).

Ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência à quarta-feira de cinzas.

Foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário, em que havia apenas trinta pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos.

A concentração se dá na Praça das Muriçocas, que recebe a denominação em decorrência do bloco, passando pela Avenida Tito Silva, até chegar à Avenida Presidente Epitácio Pessoa, por onde passa até chegar na orla e vai até o cruzamento da Avenida Nego com a orla. O percurso tem 5 km de extensão.

Vários trios elétricos, conduzidos predominantemente por artistas paraibanos, como Elba Ramalho e Chico César, Fuba, compositor do hino das muriçocas, costumam ser acompanhados pelos foliões. O bloco não tem cordão de isolamento e suas camisetas são vendidas antecipadamente, com concepção de artistas locais. Ao longo de todo o percurso, aqueles que não querem ou não podem desfilar com o bloco e seus estandartes e bonecos assistem à passagem de varandas, jardins, muros e calçadas.




HINO DAS MURIÇOCAS DO MIRAMAR

João pessoa sonha
Com o seu verde colorindo o azul do mar
E a cidade velha
Já se acorda
Com seu canto secular
São as muriçocas
Abram alas que elas vão voar

Espalhando alegria
De tambaú ao rio sanhauá

É um trê-lê-lê
É um zum, zum, zum, zunindo
É um trê-lê-lê
Cuidado que elas vão te picar
Salve, salve sejam bem benvindas
As muriçocas do miramar

Coça, coça, coça
Que nesse frevo a gente se enrosca
Coça, coça, coça
Ninguém segura o carnaval das muriçocas

É fogo, é fogo, é fogo
É quarta-feira, é quarta-feira de fogo

É fogo, é fogo, é fogo
É o trê-lê-lê
É o zum, zum, zum de novo


Autor: Fuba

Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário