TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Praia de Intermares - Conheça melhor

Localização
Intermares, cuja praia tem o mesmo nome, é um dos três distritos do município de Cabedelo. Os outros dois distritos são Renascer e Poço. O loteamento de Intermares só foi aprovado na década de 80, sendo portanto um bairro relativamente novo, como se pode ver pela maior parte das suas edificações que são todas relativamente novas e de arquitectura cuidada. Limita-se a Leste pelo oceano Atlântico, a Norte pelo distrito do Poço, a Oeste pela estrada federal BR-230 e a Sul por um manguezal e pelo Bessa (um bairro  do município de João Pessoa).

Como chegar
Há duas formas de chegar à praia de Intermares. Uma é pela estrada federal BR-230, ou Transamazônica, como também é conhecida; a outra é pela beira-mar, pelo bairro do Bessa no litoral Norte da capital paraíbana.

Indo pela BR-230,  no sentido João Pessoa/Cabedelo, Intermares fica logo depois da mata do Amém que fica do lado esquerdo, e de um manguezal do lado direito (este manguezal faz a divisão entre os municípios de João Pessoa e Cabedelo). Passado o manguezal é só entrar na primeira rua à direita, no loteamento Bela Vista II (onde existe uma caixa de água muito alta), avistando-se o mar 600 metros logo à frente.

A outra maneira de chegar a Intermares, e certamente a mais bonita, é ir pela estrada litorânea do 
Portal de Intermares
(do lado do mar)
bairro do Bessa. Depois do manguezal, agora do lado esquerdo, e de uma pequena ponte, avista-se o interessante portal de Interamres. Este é um de dois portais muito parecidos que sinalizam os principais acessos a esta localidade e à sua praia. O outro portal fica no acesso pela BR-230.

A praia
A praia de Intermares é uma das mais bonitas praias urbanas de toda a Paraíba. As suas areias são finas e claras e os coqueiros próximos tornam a paisagem muito agradável e convidativa para fazer caminhadas à beira-mar. Também existe um manguezal onde às vezes é possível ver garças a se alimentarem.

Mas perto de Intermares há também outras praias vizinhas contíguas igualmente bonitas e bem frequentadas para se conhecer: Bessa, Ponta de Campina e Areia Vermelha.

Ambiente
Toda a região é envolta de áreas de proteção ambiental como Mata Atlântica, reserva marinha, manguezal e barreiras de corais.

A praia de Intermares também é conhecida por ser uma importante reserva marinha onde as tartarugas vêm colocar os seus ovos. A ONG Guajirú desenvolve uma actividade extremamente importante na preservação destes répteis, quer na proteção dos ninhos, quer na recuperação das tartarugas doentes ou feridas que dão à costa. A ONG também proporciona a quem quiser, acompanhar o nascimento das tartarugas marinhas ou saber mais sobre a vida destes misteriosos animais. As instalções da ONG ficam no Bar do Surfista, que como o nome sugere é o ponto de encontro dos surfistas da região.

Economia
A actividade económica principal é o comércio e o turismo, este principalmente nos meses de dezembro e janeiro.

Clima
O clima é tropical chuvoso com verão seco. As chuvas normalmente começam em abril e terminam em julho, e a temperatura oscila entre os 22°C de mínima e os 35°C de máxima.

O que fazer
Quem vive ou visita Intermares tem sempre alguma coisa para fazer.

Bem cedo pode-se fazer caminhadas na praia de areias claras e finas ou na calçada larga que fica mesmo ao lado. São inúmeras as pessoas de todas as idades que diariamente fazem esta caminhada matinal, repetindo-a à tarde.

Durante o dia pode-se ir à praia, tomar banho no mar de águas esverdeadas e bronzear-se ao sol, ou então optar por ficar num dos bares e restaurantes situados à beira-mar.

No final da tarde, na praia fluvial do Jacaré, acontece um dos espectáculos mais emocionantes  que a Paraíba tem para oferecer: o pôr-do-sol da praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel, interpretado
pelo artista  paraibano Jurandy do Sax e que acontece diária e ininterruptamente desde 1993. Este espectáculo é inesquecível e emocionante para quem assiste. Fica no lado oposto à praia de Intermares, a Oeste, às margens do rio Paraíba, a apenas 3 minutos de carro. 

À noite os restaurantes e bares do Jacaré continuam abertos, sendo possível passar bons momentos a apreciar a vista priviligiada sobre o rio Paraíba. Em Interamres também existem alguns bares e restaurantes, assim como na vizinha praia do Bessa.

Para quem preferir fazer compras ou ir ao cinema também existe alternativa, é só andar 6 minutos de carro e estará em shoppings no bairro vizinho de Manaíra. Além dos shoppings também há ruas onde se encontram algumas das melhores lojas da cidade. O acesso às lojas do centro de João Pessoa também é facilitado pelas boas estradas que permitem fazer o percurso em poucos minutos.

Desporto
A praia de Intermares é propícia para a prática de desportos aquáticos como: surf, wakeborad, kitesurf e windsurf. As boas ondas e os ventos constantes e sem rajadas ao longo de todo o ano favorecem bastante a prática destes desportos radicais.

O campeão mundial de surf, o paraíbano Fábio Gouveia, começou aqui a sua aprendizagem.  
Kitesurf em Intermares

O também campeão brasileiro de kitesurf em 2002, Joseph Carneiro, considera a praia de Intermares  uma das melhores do mundo para a prática deste desporto.

Caminhar no calçadão
Para quem gosta de uma vida mais calma Intermares também oferece a possibilidade de caminhar no calçadão litorâneo ou andar de bicicleta.

Serviços
O bairro de Intermares é bem fornecido dos serviços básicos para o dia-a-dia: vários supermercados, padarias, farmácias, clínicas (odontologia, psicologia, medicina), cabeleireiros, postos de gasolina, disk gás, disk água, lojas, escola de línguas, colégios, creches, faculdade de medicina, academias, paradas de ônibus, taxis, lava-jato, pet shop, banco Itaú (o banco do Brasil fica a 3 minutos no vizinho bairro do Bessa), lan house, e muito mais.

A quatindade de serviços aumentam substancialmente se juntarmos os que existem no bairro do Bessa, que fica contíguo a Intermares.

2 comentários: