Passeio de trem entre João Pessoa e Cabedelo
Uma forma diferente de ver a cidade
A capital paraíbana de João Pessoa pode ser vista de perspectivas diferentes. A viagem de trem entre a Estação de João Pessoa, no bairro do Centro, na parte antiga da cidade, e a cidade vizinha de Cabedelo, no município do mesmo nome, é uma delas.
A viagem dura cerca de 35 minutos, durante a qual podemos conhecer os bairros de Mandacaru, Renascer, Jacaré e outros, pelo lado menos conhecido de todos, residentes e turistas.
Também se pode apreciar a natureza dos mangues e da mata atlântica, ambos em pequenos trechos, mas nem por isso menos interessantes.
Chegados a Cabedelo, podemos conhecer o monumento que marca o ponto inicial da Estrada Federal BR-230, também conhecida por Transamazónica. É aqui o km zero dessa famosa via de comunicação que atravessa transversalmente o Brasil, desde Cabedelo até à didade da Lábrea, no estado do Amazonas.
A Fortaleza de Santa Catarina, construída pelos portugueses, é um lugar a não deixar de visitar. A construção primitiva remonta à segunda metadde do século XVI. Hoje é muito diferente da versão original, pois, em consequência de guerras, foi diversas vezes reconstruída e ampliada.
Mapa da linha do trem
A estação de trens em João Pessoa, início da viagem
O trem
Em Cabedelo: um turista insólito
O marco zero da Transamazónica
Detalhe do mural que faz parte do monumento do marco zero.
A Fortaleza de Santa Catarina.
O vigilante centenário atento a inimigos que não voltam mais
(Fortaleza de Santa Catarina)
Autores: L, F, F, L, turistas por acaso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário